UBS Humaitá
  Nowcast
4
 
Bom
 
PM 2.5 (24h)
1
PM 2.5 (anual)
8
Atual Dados das últimas 24h Min Max Média
PM 10 μg/m3
2
1 5 2
PM 2.5 μg/m3
1
1 4 1
PM 1 * μg/m3
1
0 3 1
Temperatura
27
27 34 30
Umidade
65
49 67 59
 
* nao faz parte do calculo de IQA.     Limite OMS


O Índice de qualidade do ar (IQA) é um indicador padronizado do nível de poluição do ar numa determinada zona, e resulta de uma média calculada para cada indicador. Normalmente são medidas as concentrações ozônio, material particulado ao nível do solo, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio. Utilizamos neste projeto os parâmetros da agência americana de proteção ambiental (EPA).

O PM NowCast é calculado a partir das 12 horas mais recentes dos dados de monitoramento de MP, mas o NowCast considera as horas mais recentes dos dados com mais intensidade do que uma média comum de 12 horas quando os níveis de poluentes estão mudando. O PM NowCast é usado no lugar de uma concentração média de MP de 24 horas no cálculo do AQI até que um dia inteiro de concentrações horárias tenha sido monitorado.

O índice é dividido nas seguintes categorias, com diferentes níveis de impactos na saúde:

  • Bom (0-50)
    A qualidade do ar é satisfatória e apresenta pouco ou nenhum risco para a saúde da população.

  • Moderado (51-100)
    Quem deve se preocupar ? Grupos sensíveis, ou seja, pessoas com doença cardíaca ou pulmonar, idosos, crianças e adolescentes.
    Grupos sensíveis: considere diminuir exercício intenso ou prolongado. Fiquem atentos ao surgimento de tosse ou falta de ar. Estes são sinais de que devem diminuir a atividade.
    Todos os demais: é um dia bom para praticar atividades ao ar livre.

  • Potencial Insalubre (101-150)
    Quem deve se preocupar ? Grupos sensíveis.
    Recomendação: reduzam exercício intenso ou prolongado. Pode-se fazer atividades ao ar livre, mas façam mais pausas e exercício menos intenso. Fiquem atentos ao surgimento de tosse ou falta de ar. Pessoas com asma: sigam seu plano de ação contra a asma e mantenham medicação de alívio à mão. Pessoas com doença cardíaca: sintomas como palpitações, falta de ar ou fadiga intensa podem indicar um problema sério. Façam contato com seu médico ou serviço de saúde.

  • Insalubre (151-200)
    Quem deve se preocupar ? Todos.
    Grupos sensíveis: evitem exercício pesado ou prolongado. Transfiram a atividade para ambiente fechado ou para um dia com melhor qualidade de ar.
    Todos os demais: reduzam exercício intenso ou prolongado. Façam mais pausas durante todas as atividades ao ar livre.

  • Muito insalubre (201-300)
    Quem deve se preocupar ? Todos.
    Grupos sensíveis: evitem toda atividade física ao ar livre. Transfiram atividades para ambiente fechado ou para um dia com melhor qualidade de ar.
    Todos os demais: evitem exercício intenso ou prolongado. Transfiram a atividade para ambiente fechado ou para um dia com melhor qualidade de ar.

  • Perigo (301-500)
    Quem deve se preocupar ? Todos.
    Todos: Evitem toda atividade física ao ar livre.
    Grupos sensíveis: mantenham-se em ambiente fechado e com pouca atividade física. Sigam orientações sobre como manter o nível de material particulado baixo em ambientes fechado.
…